Cientistas sondam os segredos da saúde do chocolate escuro

HISTÓRIA DE RELANCE
Cacau em pó é rico em antioxidantes. No entanto, pensava-se que estas moléculas eram mal digeridas e absorvidas devido ao seu grande tamanho
Uma nova pesquisa revelou que as bactérias intestinais se decompõem e fermentam os componentes do chocolate amargo, transformando-os em compostos anti-inflamatórios que beneficiam sua saúde.

Os micróbios benéficos do intestino, incluindo as bactérias Bifidobacterium e ácido láctico, “se deleitam” no chocolate, criando compostos anti-inflamatórios que podem reduzir a inflamação do tecido cardiovascular.

Cientistas sondam os segredos da saúde do chocolate escuro

Uma ampla gama de pesquisas científicas acumuladas ligou o consumo de chocolate a mais de 40 benefícios à saúde
Quanto mais próximo o seu cacau estiver do seu estado natural, maior será seu valor nutricional; idealmente, o seu chocolate ou cacau deve ser consumido cru (cacau)

Os benefícios para a saúde do chocolate amargo são todos agora, com um número crescente de estudos apontando para suas ricas concentrações de antioxidantes e polifenóis benéficos.

Isso se aplica particularmente ao chocolate escuro, porque contém uma concentração maior de sementes de cacau do que de chocolate ao leite, e aí reside o segredo de seus poderes promotores de saúde.

O cacaueiro refere-se à planta, uma pequena árvore perene da espécie Theobroma cacao , que é cultivada por suas sementes, também conhecidas como grãos de cacau ou cacau. O termo “chocolate” refere-se ao alimento sólido ou doce feito a partir de uma preparação de sementes de cacau (tipicamente torradas). Se as sementes de cacau não são torradas, então você tem “chocolate cru”, que também é tipicamente adoçado.

O cacau , por outro lado , refere-se ao pó feito de sementes de cacau torrado, descascado e moído, das quais a maior parte da gordura foi removida. Conhecer o significado desses termos é importante, porque se você acha que está melhorando sua saúde comendo doces de chocolate típicos, está sendo enganado.

Dito isto, no entanto, certos tipos de chocolate, assim como cacau em pó e cacau, estão se tornando superalimentos poderosos que estão entre os alimentos mais anti-inflamatórios e ricos em antioxidantes conhecidos pela humanidade.

As suas bactérias intestinais ajudam a desbloquear os poderes anti-inflamatórios do chocolate negro

A pesquisa apresentada no 247º Encontro Nacional e Exposição da American Chemical Society (ACS) afirma ter desvendado a razão exata pela qual o chocolate amargo é tão benéfico. Embora seja sabido que o cacau em pó é rico em antioxidantes, incluindo catequina e epicatequina, juntamente com uma pequena quantidade de fibra, acredita-se que essas moléculas foram mal digeridas e absorvidas devido ao seu grande tamanho.

O novo estudo descobriu, no entanto, que a bactéria intestinal quebra e fermenta os componentes do chocolate amargo, transformando-os em compostos antiinflamatórios que beneficiam sua saúde. Em particular, os micróbios benéficos, incluindo as bactérias Bifidobacterium e ácido láctico, “festejaram” o chocolate, de acordo com os pesquisadores.

O estudo, que envolveu três pós de cacau testados em um modelo de aparelho digestivo, pode ajudar a explicar por que o chocolate é tão bom para o coração, já que os compostos anti-inflamatórios podem reduzir a inflamação do tecido cardiovascular. O principal autor do estudo explicou: 1

“Em nosso estudo descobrimos que a fibra é fermentada e os polímeros polifenólicos grandes são metabolizados em moléculas menores, que são mais facilmente absorvidas. Esses polímeros menores exibem atividade anti-inflamatória … Quando esses compostos são absorvidos pelo corpo, eles diminuem a inflamação. de tecido cardiovascular, reduzindo o risco a longo prazo de acidente vascular cerebral “.

Comer seu chocolate escuro com pré-bióticos pode aumentar seus benefícios

Os pesquisadores sugeriram que o consumo de cacau juntamente com pré-bióticos pode ser uma maneira de incentivar a conversão de polifenóis em compostos anti-inflamatórios altamente absorvíveis em seu estômago. Pré-bióticos são carboidratos encontrados em alimentos integrais que você não pode digerir … mas que bactérias benéficas podem, agindo como “alimento” para eles.

Alimentos integrais não processados, como cebola e alho, estão entre os melhores pré-bióticos, então se você está comendo direito, você deve estar recebendo muitos pré-bióticos. Parece que tomar medidas para incentivar bactérias intestinais saudáveis, em geral, também garantiria que você tivesse bactérias benéficas suficientes para ajudar a decompor e fermentar as substâncias saudáveis ​​do cacau.

Isso inclui não só evitar açúcar e grãos, mas também comer alimentos fermentados naturalmente e / ou tomar um suplemento probiótico de alta qualidade. Um dos principais resultados de uma dieta saudável como a descrita no meu plano nutricional é que você faz com que suas bactérias intestinais benéficas floresçam e, secundariamente, realizam a verdadeira “mágica” de restaurar sua saúde. Curiosamente, os pesquisadores também sugeriram consumir chocolate amargo com frutas sólidas ricas em antioxidantes, como romã ou açaí , como uma outra maneira de aumentar seu potencial de saúde

Chocolate e seu coração: o que a pesquisa diz?

Uma meta-análise de sete estudos procurou encontrar uma ligação entre o consumo de chocolate e certos distúrbios cardio metabólicos, como doença cardíaca coronariana, acidente vascular cerebral, diabetes e síndrome metabólica. Junto com esses distúrbios estão relacionados problemas como hipertensão, glicemia de jejum elevada e triglicerídeos, colesterol alto e obesidade abdominal. 2

Mas, em vez de efeitos negativos, os cientistas descobriram que o chocolate – especificamente os tipos escuros de cacau não processado – na verdade reduzia o risco de tais distúrbios.

De fato, os níveis mais altos de consumo de chocolate foram associados a uma redução de 37% nas doenças cardiovasculares e a uma redução de 29% no derrame em comparação com os níveis mais baixos! Outras pesquisas também mostraram que os compostos antioxidantes e anti-inflamatórios do chocolate podem reduzir consideravelmente o risco de ataque cardíaco e derrame cerebral.

Cientistas sondam os segredos da saúde do chocolate escuro

Pequenas quantidades de chocolate amargo podem reduzir o risco de ataque cardíaco porque, como a aspirina, o chocolate tem um efeito bioquímico que reduz o acúmulo de plaquetas, que causam a coagulação do sangue. 3 A agregação de plaquetas pode ser fatal se um coágulo formar e bloquear um vaso sanguíneo, causando um ataque cardíaco.
Cacau em pó especialmente formulado tem o potencial de prevenir doenças cardiovasculares em diabéticos. Quando os pacientes diabéticos receberam uma bebida especial de alto teor de flavonóis durante um mês, a função dos vasos sanguíneos foi severamente alterada para o normal. A melhora foi, na verdade, tão grande quanto foi observada com exercícios e muitos medicamentos diabéticos comuns.

Os pesquisadores também descobriram que um composto de chocolate escuro, chamado epicatequina (um flavonóide), pode proteger seu cérebro após um derrame, aumentando os sinais celulares que protegem as células nervosas de danos. 5 Um acidente vascular cerebral é semelhante a um ataque cardíaco, mas ocorre quando o suprimento de sangue para o cérebro fica bloqueado ou reduzido, ao contrário de bloquear o suprimento de sangue para o coração.
Outra das maneiras pelas quais o chocolate pode proporcionar benefícios cardiovasculares é auxiliando no metabolismo do óxido nítrico, conforme descrito por Ori Hofmekler. 6 O óxido nítrico protege o seu coração, relaxando os vasos sanguíneos e diminuindo assim a sua pressão arterial.

No entanto, a produção de óxido nítrico produz reacções adversas e metabolitos tóxicos, que devem ser neutralizados pelo seu corpo para que não resultem em danos oxidativos no revestimento dos vasos sanguíneos (por oxidação de peroxinitrito e reacções de nitração). Os polifenóis do cacau protegem seu corpo desses metabólitos e ajudam a combater o declínio típico relacionado à idade na produção de óxido nítrico. 7

Tomar suplementos de chocolate melhora a saúde do coração?
A promessa de chocolate para melhorar a saúde do coração é tão forte que um estudo de três anos sobre esse tópico foi lançado pelo Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue em parceria com a fabricante de doces Mars, Inc. envolvem flavanols de cacau tomadas em forma de pílula … não a forma de barra de chocolate mais popular. Será o primeiro grande estudo deste tipo (envolvendo 18.000 pessoas) a investigar o potencial papel dos flavonoides de cacau em altas doses, sem adição de açúcar e gordura do chocolate. Como o AP relatou:

” A empresa de doces [Mars] patenteou uma maneira de extrair flavanóis do cacau em alta concentração e colocá-los em cápsulas. A Mars e algumas outras empresas vendem cápsulas de extrato de cacau, mas com menos ingrediente ativo do que aquelas que serão testadas no estudo; doces contém ainda menos “.

Chocolate está ligado a mais de 40 benefícios para a saúde

Caso você esteja se perguntando, não é só o seu coração que pode se beneficiar dos compostos do cacau e do cacau em pó. Uma ampla gama de pesquisas científicas acumuladas ligou seu consumo a mais de 40 benefícios distintos à saúde. 8 Enquanto a maioria de vocês já ouviu falar sobre a importância dos antioxidantes, um primer pode ajudar, começando com a explicação de que a formação de radicais livres em suas células pode danificar seu DNA ao ponto que seu risco de desenvolver doenças como Alzheimer, doenças cardíacas, e câncer são elevados.

É por isso que os polifenóis antioxidantes do chocolate são tão valiosos, pois têm a capacidade de impedir a oxidação mediada por radicais livres. Isso ajuda a diminuir o risco dessas e de outras doenças, interferindo diretamente em uma das principais causas evitáveis ​​de doenças degenerativas crônicas.

O chocolate também contém outros “químicos” de plantas potentes, incluindo anandamida, em homenagem à palavra sânscrita para “bem-aventurança”, que é um neurotransmissor no cérebro que temporariamente bloqueia sentimentos de dor e ansiedade. Foi demonstrado que a cafeína e a teobromina no chocolate produzem níveis mais altos de energia física e alerta mental, e provavelmente existem muitos compostos de chocolate mais saudáveis ​​que ainda precisam ser descobertos. A tabela a seguir destaca apenas alguns dos benefícios conferidos pelo bean de cacau.

No vídeo acima, a Dra. Beatrice Golomb discute os benefícios para a saúde do chocolate, incluindo como identificar um chocolate de alta qualidade e como determinar a melhor dose de chocolate. Em geral, parece preferível consumir quantidades menores de chocolate em intervalos mais freqüentes, muito parecido com o princípio da dosagem dividida para suplementos, a fim de garantir um fluxo mais constante de nutrientes na corrente sanguínea. De acordo com o Dr. Golomb, os estudos mostram que o consumo diário em doses divididas (duas a três vezes por dia) é provavelmente benéfico, desde que você não exagere em quantidade e desde que coma chocolate de alta qualidade.

Quanto mais próximo o seu cacau estiver do seu estado natural, maior será seu valor nutricional. Idealmente, seu chocolate ou cacau deve ser consumido cru (cacau). Ao selecionar o chocolate, você pode otimizar seu sabor nutricional, procurando por maior cacau e menor teor de açúcar. Em geral, quanto mais escuro o chocolate, maior o cacau. No entanto, quanto maior o percentual de cacau, mais amargo é (os flavonóides são o que torna o chocolate mais amargo, então os fabricantes muitas vezes os removem. Mas são os flavonóis que são responsáveis ​​por muitos dos benefícios à saúde do chocolate). . Para neutralizar a amargura, a maioria do chocolate é adoçado, então é uma questão de equilibrar o benefício nutricional com a palatabilidade.

Cientistas sondam os segredos da saúde do chocolate escuro

Embora o cacau cru seja a forma mais nutritiva, a maioria dos estudos de saúde até hoje envolve o consumo de cacau ou chocolate, e não de cacau cru . E os resultados ainda são significativamente positivos. Este fato sugere que uma boa parte do benefício nutricional do chocolate é retido após o processamento. Seu objetivo, então, é encontrar um chocolate o mais minimamente processado possível, mas ainda palatável. Você não quer eliminar muitos dos benefícios à saúde comendo um produto que contenha muito açúcar e produtos químicos. Escolha chocolate com uma porcentagem de cacau / cacau de aproximadamente 70 ou mais.

Se você pode tolerar o sabor do cacau cru, essa é a melhor opção. O chocolate ao leite não é uma boa escolha, uma vez que contém leite pasteurizado e grandes quantidades de açúcar, o que reduz significativamente os benefícios para a saúde. O chocolate branco também é rico em açúcar e não contém nenhum dos fitonutrientes, por isso também não é uma boa escolha. O chocolate escuro – tão rico em cacau e tão amargo quanto você pode suportar – é a sua melhor opção.

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