Como fazer um delicioso mocotó na panela de pressão

Como fazer um delicioso mocotó na panela de pressão
Mocotó na panela de pressão : Imagem de reprodução

Saiba como preparar um mocotó na panela de pressão que vai com ingredientes simples e barato, o mocotó é um prato tradicional da culinária brasileira que grada todos os paladares, é uma opção para fazer nos finais se semanas, e reunir amigos e familiares para uma confraternização.
O melhor de tudo é que, para fazer esta receita não requer que tenha habilidades especiais, e praticamente junto todos os ingredientes, lavar e colocar na panela de pressão.

Preparar mocotó na panela de pressão é uma daquelas receitas que aquecem a alma e fazem qualquer um se sentir em casa. O segredo está na paciência, porque o mocotó precisa de um bom tempo na pressão para ficar bem macio e cheio de sabor. Primeiro, é importante lavar bem o mocotó e deixá-lo de molho em água fria por algumas horas para tirar o excesso de sal. Depois, é só colocar na panela de pressão com água, temperos a gosto, como cebola, alho, pimenta e louro, e deixar cozinhar por cerca de 1 hora após a panela começar a chiar.

O resultado é uma carne suculenta que desmancha na boca e um caldo cheio de sabor. Não tem como resistir a um prato de mocotó na panela de pressão, perfeito para compartilhar com a família e amigos em um dia especial. É uma verdadeira explosão de sabores que vai deixar todos com água na boca!

Ingredientes para fazer o mocotó na panela de pressão

800 gramas de costelinha de porco dessalgada que ficou de molho por 12 horas em água. Despreze a água
700 gramas de carne-seca cortada em cubos grandes que ficou de molho por 12 horas em água. Despreze a água
400 gramas de bucho bovino cortado em tirinhas
Um quarto de xícara de chá de vinagre
Meia colher de sopa de colorau
Meia colher de sopa de alho picado
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
300 gramas de linguiça calabresa sem pele cortada em cubos
250 gramas de bacon sem pele cortado em fatias pequenas
1 quilo e 600 gramas de mocotó
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
2 colheres de sopa de alho picado
Meia colher de sopa de colorau
Um quarto de xícara de chá de vinagre
4 folhas de louro
1 quilo de feijão branco, já de molho por 12 horas
Sal a gosto
4 folhas de louro
400 gramas de batatas descascadas e cortadas em cubos grandes
500 gramas de cenouras cortadas em meia lua
1 maço de coentro picado
1 pimentão verde sem semente picado ou 140 gramas
Uma cebola picada ou 150 gramas
1 tomate sem sementes picado ou 200 gramas
2 tabletes de caldo de bacon
1 sachê de molho de tomate ou 340 gramas

Como preparar o mocotó

Numa panela de pressão com água, coloque a costelinha, a carne-seca e leve ao fogo médio por 20 minutos depois de pegar pressão. Apague o fogo, escorra e despreze a água e reserve as carnes.

Coloque numa panela água, o bucho, o vinagre e leve ao fogo médio. Deixe ferver por 2 minutos. Apague o fogo, escorra e despreze a água e tempere o bucho com colorau, alho, sal e pimenta-do-reino. Reserve.

Numa panela com água, coloque a linguiça e o bacon. Leve ao fogo médio e deixe ferver por alguns minutos para retirar a gordura. Apague o fogo, escorra e despreze a água e reserve as carnes.

Tempere o mocotó com sal e pimenta-do-reino moída, alho picado, colorau e vinagre. Transfira para uma panela de pressão com água, junte o louro, leve ao fogo médio e cozinhe por 1 hora. Apague o fogo, retire a pressão, abra a panela e retire todo o osso do mocotó e o louro. Reserve a carne do mocotó e a água do cozimento.

Numa panela de pressão, coloque o feijão com a água onde ele ficou de molho, tempere com sal e folhas de louro. Leve ao fogo médio por 30 minutos. Apague o fogo, retire a pressão, despreze as folhas de louro e reserve o feijão.

Numa panela grande, coloque a costelinha e a carne-seca, o bucho, a linguiça e o bacon, o mocotó, o feijão branco cozido, a batata, a cenoura, o coentro, o pimentão, a cebola, o tomate, o caldo de bacon, o molho de tomate.

Leve ao fogo médio e cozinhe por 20 minutos ou até a batata e a cenoura ficarem macias. Retire do fogo e sirva com arroz branco.

Dicas opcionais

Agora que você aprendeu preparar este delicioso mocotó na panela de pressão, que tal aproveitar para fazer uma deliciosa receita de rabada bovinha para aquele almoço simples do final de semana.

0 Comentários

Deixe um comentário

error: O conteúdo está protegido !!
Desvendando as taxas da Maquininha SumUp Qual é a Melhor Maquininha de Cartão do Mercado Pago Qual a melhor maquina de cartão de crédito