Carnes para churrasco: veja como escolher o melhor corte.

Carnes para churrasco: veja como escolher o melhor corte.
Carnes para churrasco: Imagem de reprodução

Domingão é o dia clássico de churrasco entre os amigos ou a família, mas muita gente tem dificuldade na hora de escolher as carnes para churrasco, para isto reunimos algumas dicas que vai ajudar você escolher um corte ideal para assar, os amantes de um bom churrasco sabe quais carnes para churrasco escolher, e se você e um apreciador de churrasco mas se sente inseguro, não se preocupe, aqui iremos da detalhes de cada corte.

Veja como eslher carnes para churrasco

Como escolher Carnes para churrasco:
Carnes para churrasco: Imagem de reprodução

Seja você é um profissional ou um amante das confraternizações que se arrisca a assar uma boa carne, todo o necessário para elaborar um churrasco saboroso, de qualidade e que, seguramente, deixará aquele gostinho de quero mais, você encontrará aqui.

Convidados, ok! Guarnições, ok! Bebidas, ok! Então vamos ao principal do churrasco, “a carne”.

A base de um churrasco memorável, são carnes de qualidade, assim de simples, assim de fácil. A partir daqui, você encontrará uma lista com as 10 melhores carnes que não podem faltar no seu churrasco preparar e que são de dar agua da boca a qualquer um.

Picanha: é um corte de carne para churrasco que qualquer brasileiro adora

Essa carne agrada a qualquer paladar, é saborosa, suculenta e extremamente macia, derrete na boca. A peça da picanha pesa 700, no maximo 1.300 Kg e possui uma grossa capa de gordura que deixa esse sabor tão marcante. Essa carne deve ser servida ao ponto ou mal passada.

Tipicamente, se tempera apenas com sal grosso e alho em pasta, podendo ainda, utilizar pimenta do reino para dar um toque de sabor a mais… Mais que isso, nao é necessário para essa carne extremamente gostosa.

O ideal para a picanha no churrasco é selar a carne antes de assar. Como? Fácil, deve-se aproximar a carne da brasa mais ou menos uns 20 cm, por poucos minutos, apenas para que perca o tom avermelhado de ambos os lados.

Após este simples processo, deve-se subir a carne assando ate o ponto desejado. O ponto ideal para servir esse tipo de carne para churrasco é o mal passado. O processo de selar a picanha tem a finalidade de deixar a carne ainda mais saborosa e apetitosa.

Costela: Uma carne que se destaca nos churrascos

A costela é um corte clássico gaúcho. Este corte tem duas variações e ambos possuem um sabor indescritível:

Costela ripa: Com menos gordura e ossos mais grandes
Costela ponta de agulha ou minga: Possui ossos menores e nao é uma carne tão magra quanto a primeira, esse corte possui mais gordura. O que encontramos nessa peça é uma carne com fibras grossas e alargadas.

Veja também
Churrasco Vegano: Saiba como preparar
Receita de costela no papel alumínio no bafo

Temperar esse tipo de carne é bastante simples, basta a medida ideal do bom e velho sal grosso para elevar seu sabor e textura únicos. Também se pode temperar com especiarias mais elaboradas, como o molho Barbecue, fazer cortes transversais e colocar rodelas de cebola, azeite e orégano, hum fica uma delícia essa carne.

Se você quiser fazer a diferença com essa carne para churrasco no bafo ou na brasa deixar-la ainda mais saborosa, recomendamos deixar curtindo no tempero de um dia para o outro e servir ao ponto.

Fraldinha ou vazio: Uma carne para quem não é fã de gordura

A fraldinha é a ponta da agulha ou da costela, tem pouca gordura, o que a torna uma carne saborosa e leve ao mesmo tempo. Seu corte é pequeno e com fibras longas.

Para assar a Fraldinha corretamente é necessário ter um certo cuidado, pois a pouca quantidade de gordura presente na Fraldinha, a torna uma peça delicada, que com algum descuido, pode passar do ponto com facilidade.

Na hora de servir esse tipo de carne para churrasco retire a gordura que tiver, bata o sal e sirva em cortes grossos. Outra maneira muito interessante, prática e saborosa de servir essa carne é assa-la no bafo.

Temperar a peça de Fraldinha com azeite, alho, um pouco de limão e orégano, logo embrulhe no papel alumínio.

Maminha: Considerada uma carne magra, porém com um pouco de gordura

A Maminha é uma carne muito utilizada para fazer no churrasco. Sendo uma carne magra, pode passar do ponto facilmente, para evitar que isso ocorra, recomendamos não cortar a capinha de gordura que possui antes de assar.

Lembre-se que para cortar corretamente você deve sempre fazer contra as fibras da carne. Essa carne deve ser servida ao ponto, para evitar que seu sabor seja alterado.

A alcatra é um dos cortes de Carnes para churrasco mais barato e fácil de encontrar

Fazer churrasco na brasa com Alcatra é uma leva apenas entre 20 e 25 minutos para ficar no ponto. É uma carne nobre e suculenta, com pouca gordura. Quando se compra a alcatra inteira, sugerimos dividir a peça nas seguintes partes para assar: a picanha, a maminha e o miolo da alcatra.

Filé mignon: O Filé Mignon é uma carne conhecida por ser nobre
O Filé Mingnon é uma carne nobre mas não muito utilizada no dia-a-dia por seu preço elevado. Para churrasco, nao é uma das preferidas, mas para quem gosta de ousar vale a pena provar.

Se trata de uma carne muito macia com sabor levemente adocicado, que pode ser assada na grelha em peça ou em espetinhos misturados com linguiça e outras carnes ou com cebola e pimentão.

Contrafilé: Também chamado de lombo desossado ou filé curto

O Contrafilé é servido mal passado pela a maioria dos chefs churrasqueiros, isso realça seu sabor. Este corte é muito suculento e macio, porém devemos estar atentos nos detalhes, neste corte, é necessário retirar o nervo da lateral e assa-lo em alta temperatura, caos contrário a carne pode endurecer.

Miolo da Alcatra: é uma das carnes para churrasco que todos aprova

O miolo da alcatra ou coração do alcatra é uma carne magra, leve e saborosa, o que a torna uma carne muito pedida em churrascos é seu sabor acentuado e sua rápida preparação, que pode ser servida logo no inicio do churrasco.

Chuleta/Bisteca na brasa: Um corte saboroso extraído do contrafilé também conhecida como bife de chorizo com osso

A Chuleta ou bisteca não é uma carne magra e de sabor único. Para temperar, basta sal groso e uns 15 ou 20 minutinhos na grelha. Atenção pois na metade deste tempo a carne deve ser virada.

Como saber o tempo ideal de virar a chuleta?

Quando o caldo da carne começar a aparecer na superficie, vire! Simples assim! Pode ser preparada tanto na grelha.

Cupim: Um clássico do churrasco brasileiro

O Cupim é uma carne bastante peculiar, por ser rica em fibras musculares e gordura, que resulta em um sabor inigualável. Exige maior tempo de cozimento.

Uma boa dica para ajudar na cocção é envolver a carne com papel aluminio, o que também auxilia na manutenção de seu característico sabor. Uma ótima opção para o cupim é servir-lo com risotos e saladas.

0 Comentários

Deixe um comentário

error: O conteúdo está protegido !!
Lasanha de abobrinha com frango Receitas de comidas caseiras prática de fazer Lombo de porco no forno